Você sabia que o Deserto do Atacama é um dos lugares mais secos do mundo e também visitado e que sua paisagem mais se assemelha à superfície de Marte? Esse destino é muito rico em suas belezas naturais que se destacam no clima árido da região. Por isso, neste conteúdo de hoje você vai descobrir como os roteiros personalizados para o Atacama são excelentes para que você possa desfrutar de atividades incríveis, como visitas a salares e gêiseres até observação de estrelas e caminhadas.
Que tal entender tudo o que você precisa saber para que esse seja o próximo destino da sua viagem? Vamos lá!
Conhecendo a região: Deserto do Atacama
Primeiramente, o Atacama é um deserto localizado na região norte do Chile, na América do Sul, conhecido como o deserto mais seco da Terra. Além disso, ele possui uma corrente que está entre o Oceano Pacífico na costa oeste da América do Sul e a Corrente de Humboldt.
Essa corrente fria e originada na Antártida, desloca-se em direção à linha do Equador, gerando muita umidade por onde passa, principalmente no território chileno. Logo, esse fator torna o ar muito seco e a altitude bem alta na região, que dificulta a chegada da umidade e acaba se tornando uma região que pouco chove.
Outra curiosidade é que a média anual de precipitação do Atacama é tão baixa que faz com que poucas nuvens acabem se formando, visto que nuvens reforçam a umidade, e mencionamos anteriormente que a região é mais árida. Devido a este fato, a região é considerada pelos astrônomos como um dos melhores lugares da Terra para observar os corpos celestes.
Algumas curiosidades que você precisa saber
Antes de tudo, é necessário entender o fator climático, para preparar as roupas e acessórios para estar preparado para a viagem, não é mesmo? Por esse fato, o clima se assemelha a outros desertos quentes de areia, um calor escaldante no dia e um frio extremo à noite, com uma oscilação térmica que vai de 0ºC a 45ºC.
Conhecendo mais a flora e fauna do local é comum encontrar árvores de pequeno porte e arbustos que conseguiram adaptar-se à aridez e à falta de água. Em relação aos animais, eles também são adaptados ao clima, sendo pequenas espécies como ratos, lagartos, lhamas, guanacos e flamingos.
Além de abrigar algumas formas de vida, o Atacama também se destaca em relação à economia. Devido a grande disponibilidade de cobre na região, o Chile acaba sendo um dos principais exportadores desse recurso natural.
Fora isso, podemos citar o turismo, que movimenta muito economicamente a região. Chama atenção a parte arqueológica (com restos dos povos Chinchorros) e também passeios no local.
Passeios e atrações turísticas que você precisa aproveitar no Deserto do Atacama
A cidade de São Pedro do Atacama, que conta com cerca de 3000 habitantes, é bem movimentada e recebe uma grande quantidade de turistas o ano todo.
Logo, é um destino incrível de se conhecer e com atividades super legais que iremos destacar a seguir.
Roteiros personalizados para o Atacama:
Valle de la Luna
É um vale conhecido por suas paisagens lunares e formações rochosas únicas. Logo, o passeio inclui uma caminhada tranquila para apreciar a vista panorâmica e um pôr do sol deslumbrante.
Gêiseres del Tatio
Os Gêiseres del Tatio são um campo geotérmico localizado a cerca de 4.320 metros de altitude. As excursões geralmente começam antes do amanhecer para que os visitantes possam ver as colunas de vapor ao nascer do sol – que diga-se de passagem, são lindas.
Lagunas Altiplânicas
Essas lagoas, como a Laguna Miscanti e a Laguna Miñiques, estão situadas a altas altitudes e são famosas por suas águas azuis intensas e paisagens espetaculares. Elas conquistam pessoas de todas as idades pela sua beleza.
Salar de Atacama e Laguna Chaxa
Agora precisamos dar uma atenção especial a um dos maiores desertos de sal do mundo. A Laguna Chaxa, dentro do salar, é um ótimo local para observar flamingos e outras aves andinas que vivem na região.
Termas de Puritama
Essas fontes termais naturais estão localizadas em um cânion e oferecem uma oportunidade relaxante para mergulhar em águas quentes em meio à paisagem árida do deserto.
Passeio Astronômico
Devido à sua localização remota e céus claros, o Atacama é um dos melhores lugares do mundo para a observação de estrelas. Nele são realizados passeios noturnos especializados com telescópios potentes.
Pukará de Quitor e Aldeia de Tulor
Esses sítios arqueológicos oferecem um vislumbre da história antiga da região, com ruínas de antigas fortificações e aldeias pré-colombianas.
Laguna Cejar
Por fim, precisamos citar esta lagoa salgada que permite com que você flutue como no Mar Morto, devido à alta salinidade da água. É uma experiência única e muito divertida.
Esses são apenas alguns dos muitos passeios incríveis que você pode fazer no Deserto do Atacama. Cada um oferece uma experiência única, seja de aventura, relaxamento ou exploração cultural e histórica.
Por isso, não deixe de contar com a RZ Turismo, agência brasileira especialista em viagens internacionais, com ênfase na América do Sul. Nosso diferencial é propor roteiros personalizados para o Atacama, assim como qualquer outro destino que o seu coração mandar.
Conosco você tem suporte durante toda a sua viagem, desde o embarque no Brasil até o retorno, podendo contar com guias fluentes para tornar a viagem ainda mais acessível e um roteiro personalizado do seu jeito.
Dessa forma fica ainda mais maravilhoso viajar e conhecer locais incríveis como o Deserto do Atacama.